Vamos então passar algumas noções sobre Cuidados iniciais com o filhote.

Muitas são as preocupações de quem toma a decisão de iniciar um convívio com um animal. Nós profissionais devemos então facilitar esse caminho, objetivando tirar dúvidas e enfatizar o manejo básico, para não haver traumas e gastos desnecessários.
Ajuda muito, darmos noção a partir da origem do filhote. Vejo fundamental diferenciarmos o padrão de criação. O particular ou familiar por exemplo. Aquela ninhada que nasceu por gosto de uma família e que não possui objetivos comerciais. Poucos são os animais no ambiente e portanto, menor desafio ao recém nascido. Normalmente há um melhor controle higiênico e por conseguinte, de verminoses e doenças de pele, que são as primeiras preocupações.
Nos canis, por mais recomendável e zeloso que seja, oriento instituir todo um manejo preventivo verminótico e de controle de parasitas de pele.
Um outro padrão é o animal de rua adotado. Ou mesmo proveniente dos canis de adoção. Muito desafio existe e todo um suporte nutricional e parasitário é necessário.
Instituo então vermifugação intensiva por três dias consecutivos com os antiparasitários mais amplos, com repetição desses três dias, após intervalo de 15 dias.
Estando nutricionalmente equilibrado e com a vermifugação iniciada, oriento vacinação a partir de 42 dias para cães e 60 dias para gatos. Nos cães, faremos três doses, com intervalo de 21 ou 30 dias, das vacinas múltiplas importadas(sobre elas faremos outra página.) e nos gatos, duas doses. A vacina de raiva, a mesma para cães e gatos, será feita no quarto mês, em dose única.
Enquanto não se conclui esse manejo inicial, o animal NÃO SAI DE CASA. Somente para ir ao veterinário. E podendo, chame o atendimento domiciliar…(prático e não muito mais caro).
Falaremos em particular depois, das doenças mais frequentes e seus cuidados, e nossa experiência sobre elas.
Felicidades!!!!!
Sandro Ferraracio. crmv-sp 9777 Atendimento domiciliar em ampla região a partir do bairro do Paraíso. Acompanhamento dos cuidados iniciais até geriatria. Vacinas e comportamento animal.


