Categorias
Uncategorized

FILHOTES DE CÃO E GATO: ORIENTAÇÕES E MANEJOS INICIAIS

                 A rotina de atividades para os animais em crescimento tanto para cães como gatos, merece importância fundamental na vida deles. Neste caso, precisamos separar os cães dos gatos, pois o comportamento e aptidão para exercícios entendo ser diferente.

                    Vamos direcionar primeiro aos cães. Estes são ávidos por brincadeiras e passeios na juventude, e conforme for o desenvolvimento e educação para os exercícios, o animal SEMPRE gostará de se exercitar. E sempre vi aplicação direta  aos animais de todas as recomendações que os médicos e treinadores fazem a nós. Ou seja, caso os adaptemos a alguma atividade física, estarão bem; sempre próximos do peso ideal e com suas atividades vitais em dia. Caso contrário, falaremos de animais preguiçosos, sobrepeso, com a pele em mau estado, pois fatalmente a  alimentação não será privilegiada, com ingestão de itens em excesso e de má qualidade.

                         Não é isso que nossos médicos mais falam? Educação e bons hábitos?Nenhum tratamento será bem sucedido, caso negligenciemos na rotina. Os passeios devem ter intensidade e frequência. Não pode ser apenas aquela ida na esquina protocolar e sem interesse. E tanto a intensidade como frequência devem ser progressivas, para que percebam(condutor e animal) que estão adquirindo melhor condicionamento.

                     Portanto, procure assumir essa responsabilidade consigo e com seu animal. A sua preguiça, o seu sobrepeso e sua pele descamando farão parte da vida de vocês dois, caso não dê importância a tudo isso.

                   Tenho noções da melhor forma para conduzir e educar seu animal, mas vou tentar conseguir algum material profissional, para editar aqui no site. Caso algum profissional adestrador se interesse em expor aqui seu material, é só me mandar que eu edito.

                     E os gatos? Você já viu algum fazendo prova de agility? Pois é, nossos amigos felinos são especiais. Mas não creio que o escrito acima para os cães, seja diferente aos gatos. Ou seja, nossos vícios e más condutas determinarão o perfil físico e fisiológico do pet. Para os gatos, sabemos que sua vida reclusa dificulta muito o conceito de atividade física. Então sabemos que obstáculos e brincadeiras são fundamentais na rotina. Vejo que sempre que sugeri a presença de OUTRO gato, melhorou o humor e qualidade de vida do gato que antes era solitário e hipo-ativo. Claro que alguns não toleram a convivência com outros animais, então só resta a nós, ajudarmos com a oferta equilibrada de alimentos específicos, que inibam o acúmulo de peso.

                       Sempre gostei de incentivar meus clientes, a estabelecerem outro perfil de vida a partir de todo este discurso. Provoquei sempre a interação com o animal, buscando a melhoria da qualidade de vida do ser humano. Quando ouvia e ouço: “não tenho tempo de passear com meu animal”, sabia e sei que estou diante de uma situação grave, pois os dois personagens sofrerão consequências sérias.

Alimente-se bem, passeie e leve sempre seu animal junto.

Abraço.

Sandro Ferraracio. crmv-sp 9777.Atendimento domiciliar em ampla região a partir do bairro do Paraíso. Acompanhamento dos cuidados iniciais até geriatria. Vacinas e comportamento animal.
Avatar de sferraracio

Por sferraracio

Veterinário casa; cachorro e gato. Acompanhamento, orientações e vacinas.

Deixe um comentário