Categorias
Uncategorized

DERMATOLOGIA EM FILHOTES DE CÃO E GATO

 

images (1)

                   Os cuidados com a pele para o filhote tanto de cães como gatos em seus primeiros meses, incluem a preocupação com o surgimento de vesículas(“bolhas”) preenchidas com pus, que aparecerem na região do abdomen e virilhas. Elas têm relação direta com esta fase de formação de imunidade, por isso pede-se atenção com o que falamos sobre a vermifugação e alimentação bastante equilibrada para oferecer suporte ao animal estabelecer suas resistências naturais.

Quanto ao acompanhamento das vesículas, é necessário higiene e drenagem das mesmas. Sempre recomendo utilizar sprays cicatrizantes à base de clorexidine. No caso dos animais viverem em casas com quintais, o que chamamos de “desafio” se torna maior, em vista do contato com sujidades, canteiros de terra, poeira etc. Neste caso, pode-se instituir o uso de xampus com Peróxido de Benzoíla ou clorexidine e realizar lavagens principalmente desta região ventral(barriga e virilhas) diariamente, secando perfeitamente.

Na sequência, após as vacinas completas, quando o filhote começa a se expor na rua e aos banhos em petshops,  temos a necessidade da proteção contra as pulgas. Elas terão contato com o animal, então um passo importante é a escolha de um produto antipulgas eficiente. Isso se torna procedimento dos mais importantes, visto que a mais frequente alergia diagnosticada, tanto em cães como nos gatos, é a alergia à picada de pulgas. Tecnicamente se chama DAPP(E)(dermatite alérgica à picada de pulgas ou ectoparasitas). Esta é fonte de muita coceira e como consequência, feridas por todo o corpo.

Outro aspecto fundamental e indispensável é o tratamento ambiental, ou seja, da residência. É um quesito trabalhoso, um pouco incômodo, mas sem este passo, dificilmente controlamos uma infestação de pulgas. Insisto ainda que mesmo não havendo infestação, é estratégico a aplicação periódica de inseticidas ambientais para impedir a multiplicação do inseto no ambiente. Esses inseticidas são os mesmos que algumas famílias já utilizam para controle de formigas e baratas. Indico diluir, normalmente 1 a 2 ml para cada litro de aguá e aplicar com um pano em todo o piso. Utilize luvas!

Por isso, mãos a obra, passeie bastante com seu animal, utilize os petshops, hotéis e afins e nada de pulgas em casa.

Grande abraço!!

Sandro Ferraracio. crmv-sp 9777
Atendimento domiciliar em ampla região a partir do bairro do Paraíso.
Acompanhamento dos cuidados iniciais até geriatria.
Vacinas e comportamento animal.
Avatar de sferraracio

Por sferraracio

Veterinário casa; cachorro e gato. Acompanhamento, orientações e vacinas.

Deixe um comentário