
Em alimentação e higiene do filhote vamos considerar, nesta primeira abordagem, a situação tradicional que ocorre quando uma família decidiu adquirir um filhote. Ou seja, animal de cerca de dois meses, saudável, desmamado corretamente e com boa origem; vermifugado e que também recebeu sua primeira vacinação. Vide a página sobre cuidados iniciais com o filhote.
Normalmente temos um indivíduo bastante ativo e que busca incessantemente a presença do dono. Este então, um pouco desesperado, começa a fazer uma lista de perguntas pois não sabe se tudo está normal. A primeira delas é por que ele me morde tanto?…a segunda é por que está destruindo algumas coisas e não brinca com os ossinhos?…ele já comeu o cocô!!!!….erghhh….
Acho importante definirmos e passarmos para o cliente, que essa hiperatividade varia conforme a raça, mas temos que nos preparar, e entender que é um período…às vezes longo…rs…..
Oriento no primeiro momento, definir a área que o animal vai ocupar, construindo seu ambiente, com cama, brinquedos, comedor….e mais afastado o “banheiro”. Mas no início, o ambiente como um todo não pode ser muito grande, para que ele entenda seu espaço e não se apodere de toda a casa.
Gradativamente, pode-se ampliar a área, mantendo os locais de dormir, comer e banheiro.
A partir daí, vem a questão higiênica. Posso dar banho?…sim desde que em casa, rápido e morno, secando bem o animal. Não leve ao pet sem a vacinação completa.
Sobre higiene, dou ênfase à região ventral, que tem muito contato com o chão, podendo-se fazer higiene diária com os lenços umidecidos ou mesmo um rápido banho, nesta região, no final do dia. Ouvidos, sempre devem ser um local de investigação. Acostume-se a utilizar as loções higiênicas e cotonete de duas a três vezes na semana.
Da mesma forma, penso que desde essa fase, devemos acostumar o animal a aceitar o manejo higiênico dos dentes. Utilizando o próprio dedo indicador por exemplo, e alguma pasta dental específica para cães. Iniciar como uma brincadeira e depois inserir a rotina.
A disciplina da alimentação também deve ser iniciada e se instituir horários e quantidades definidas de ração, conforme a idade e peso do animal. Não mantenha todo o volume do dia ofertado. Fracione em refeições.
Existe uma gama incrível de rações. Sempre sugerimos utilizar o melhor produto, dentro do que for possível no orçamento. Claro que na fase de crescimento, é indicado se investir num produto melhor, que garanta esse desenvolvimento.
Muitas são as situações e estaremos juntos neste canal para trocarmos ideias.
Boa sorte!!
Sandro Ferraracio. crmv-sp 9777 Atendimento domiciliar em ampla região a partir do bairro do Paraíso. Acompanhamento dos cuidados iniciais até geriatria. Vacinas e comportamento animal.
