Pododermatites são processos inflamatórios especificamente desenvolvidos nas extremidades dos membros. Podem surgir de um dia para o outro, quando o animal, a partir de diferentes causas, passa a lamber incessantemente seus dedos e patas; o dorso e a sola; causando feridas importantes e edemas(inchaços); dando impressão até, de que há um novo tecido naquele local. Incluí algumas imagens para ilustrar:


Fonte: Dermatologia clínica em cães e gatos. (Ton Willemse)
As imagens impressionam e realmente os processos são dolorosos. Causam bastante claudicação (manqueira) e o animal fica sem se movimentar por falta de apoio.
Quanto às causas, temos bem caracterizados os animais alérgicos , que se lambem continuamente pelas mais variadas causas e dentre elas, como escrevi em outro post, a Dermatite atópica é a mais frequente.
As causas neurogênicas ou seja, com fundo comportamental, envolve os animais por exemplo, confinados por tempo excessivo, mesmo residindo em ambientes amplos. De alguma forma são expostos a um estresse, como a ausência do tutor ou presença de outro animal não adaptado ; ou ainda, submetidos a um novo ambiente. Esses animais então, acabam se mutilando por esse estresse.
A primeira conduta é tentar desfazer esse ponto crítico de estresse e evitar o próximo impulso dos tutores, que é o de cobrir a região afetada com algum tipo de curativo. Entendo que isso leva a uma maior agitação do animal para arrancar o obstáculo, passando então a lamber com mais intensidade a região. Infelizmente é muito comum famílias que não incluem o animal em seus momentos de lazer. Ou que não assimilam a necessidade do animal em realizar atividades físicas fora do seu ambiente, quer seja na rua, numa praça ou parque.
Como tratamento ou controle paleativo, indico supervisão com antissépticos, mesmo que sejam lambidos, mas que evitam infecções secundárias. E dependendo da gravidade da lesão, o uso de antibióticos e unguentos cicatrizantes, estes inclusive, com ação repelente, pois qualquer pequeno sangramento, pode atrair moscas a depositarem suas larvas nesses ferimentos e causarem um grande problema.
O manejo para salvar o animal de um manejo ruim ou confinamento e quanto aos alérgicos, amenizar as causas predisponentes, são algumas da medidas. Mas no fundo, muita paciência e carinho também são fundamentais. Então observe alterações na rotina do seu animal e até que ponto essas mudanças estão afetando sua saúde.
Boa sorte e forte abraço.
