
Os porquês de se oferecer o atendimento domiciliar agora, depois de 20 anos de carreira dentro de clínicas e pet shops, entendo que se adapta ao momento profissional particular meu, associado ao que na verdade sempre fiz e que todos os colegas fazem, que é agregar o serviço domiciliar a partir de demandas específicas dos clientes. O serviço domiciliar veterinário a cães e gatos atende a momentos ímpares dos clientes de clínicas, que se vêem em situações de impossibilidade de se deslocarem com seu animal, quer por limitação deste ou do próprio cliente.
A rotina de um consultório ou clínica, como de uma loja, farmácia, padaria, sofre influência em seu fluxo e atividade, ou seja, há momentos de intenso trabalho e outros de inatividade. Convivi com isso todos os dias desses vinte anos e confesso que me dei ao luxo de querer ocupar meu tempo de forma estratégica, com as demais atividades da profissão, como estudos e outras atividades profissionais, e não ficar aguardando um novo cliente chegar. Compor a agenda conforme minhas demandas me deu mais satisfação no dia a dia. Da mesma forma, eu e o cliente, agendamos juntos, conforme seus e meus horários vagos, podendo acertar atendimentos cedinho ou à noite (logo que chega do trabalho ou da academia por exemplo), ou aos domingos antes do almoço ou logo que amanhece. É uma característica muito simpática do atendimento domiciliar.
Outro fator muito favorável a essa forma de trabalho, e talvez a mais importante: chego para o atendimento e tanto cão como gato estão relaxados em seu ambiente natural e de sua rotina. Eu particularmente não utilizo o branco o que reduz ainda mais o fator de estresse do paciente. Isso já observava mesmo nos consultórios onde também não utilizava o branco. Claro que conforme se inicia a manipulação do animal, temos que ter toda sensibilidade para não transformar o que estava bom e tranquilo, em agitação e medo. Quando vamos realizar avaliação de rotina, temos sempre melhores condições de agradar, do que quando o paciente está com alguma enfermidade. Enfim, sempre devemos por à prova nossas habilidades e nos adaptarmos a tudo isso e superarmos a possível falta da estrutura que contávamos no consultório.
Por último, gostaria de salientar as parcerias com os colegas especialistas e de análises laboratoriais, que vão compor a chave do diagnóstico e tratamentos específicos quando necessário. Não podemos achar que vamos concluir tudo sozinhos e que nos momentos de incertezas, não podemos trocar ideias com outros colegas que também irão atender em domicílio e ajudar na solução do caso.
Essa nova rotina vem me agradando muito. Compartilho essas ideias com meus clientes e estes também estão satisfeitos e nosso amor aos pets apenas tende a crescer.
Felicidades!
Sandro Ferraracio. crmv-sp 9777 Atendimento domiciliar em ampla região a partir do bairro do Paraíso. Acompanhamento dos cuidados iniciais até geriatria. Vacinas e comportamento animal.
